SECRETARIA MUNICIPAL

DO DESPORTO, TURISMO E JUVENTUDE

UM VALE DE ENCANTOS

QUE VALE A PENA CONHECER!

O município de Pinheirinho do Vale é conhecido como um lugar de   exuberante beleza natural, cercado pelos rios Uruguai, Pardo e Guarita. Terra onde tombou o Tenente Portela e seus companheiros de retaguarda da Coluna Prestes, também pela sua culinária, especialmente a cuca alemã, além do seu povo hospitaleiro, é lugar de sossego e lazer na orla do belo Rio Uruguai.

Pinheirinho do Vale Possui uma área de 105,34km², altitude de 187m a 387m acima do nível do mar e sua população é de aproximadamente 4.900 habitantes. Está localizado no extremo norte do RS, na região do Médio Alto Uruguai, limita-se ao norte com  Santa Catarina, ao sul com Palmitinho, ao leste com Caiçara e oeste com Barra do Guarita e Vista Gaúcha. Localiza-se ao Norte do Estado, distante aproximadamente 456 km de Porto Alegre, 136 km de Chapecó / SC e 45,4km de Frederico Westphalen / RS – Polo Regional.

Pinheirinho do Vale integra a Rota Águas e Pedras. Destacam-se o Rio Uruguai com as ilhas das garças e biguás e a ilha Pedra da Fortaleza; as quedas do Saltinho do Guarita; o Morro do Calvário com o turismo religioso com o evento bianual da encenação da paixão, morte e ressurreissão de Jesus Cristo; o Orquidário Luft;  trilha ecológica de 850m, do porto da barca, margeando o Rio Pardo até o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes, sendo que este local é tombado como sítio da batalha que ocasionou a morte do Tenente Portela e seus comandados da retaguarda da Coluna Prestes, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1925, integrando o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, com Parecer IPHAE nº 87/2013. Neste local acontece o evento Canto dos Bravos em homenagem ao Tenente Portela e Coluna Prestes, bem como cavalgadas municipais, regionais e interestaduais que buscam a Chama Crioula, além de visitantes e turistas que vêm conhecer este monumento.

A demanda turística do município cresce ainda mais após ser formatado o 1º Roteiro Turístico Rural Vale Encantado em meados de fevereiro de 2019, numa iniciativa da Administração Municipal, através do Departamento do Turismo em parceria e com o SENAR, com um curso de 220 horas aos empreendedores participantes.  Esta capacitação teve o objetivo de identificar e implantar negócios de Turismo Rural, ambientalmente corretos, aliados as habilidades e vocações do produtor e sua família que desejam utilizar a propriedade rural com a  exploração de técnicas atrativas, que promovam lazer e entretenimento aos visitantes com consequente diversificação e aumento de renda.

Este roteiro turístico que a princípio é de um dia,  oferece café da manhã, almoço e café colonial à tarde com produtos e sabores típicos do nosso município, e é acompanhado por guia turístico. Este passeio envolve atrativos turísticos do município somado as propriedades que oferecem seus produtos e serviços aos visitantes e turistas.

Conheça Pinheirinho do Vale, seu povo hospitaleiro, seus atrativos, a sua gastronomia diversificada, os eventos tradicionais, as casas de veraneio as   margens do Rio Uruguai proporcionando descanso e lazer num lugar de exuberante beleza natural.

Os interessados em conhecer, prestigiar e valorizar nossos atrativos e o Roteiro, poderão agendar pelos contatos.

Nilsa Zachi Fonseca – Turismóloga

Coordenadora Municipal de Turismo

(55) 3792-1646  /  (55) 99136-2445

Endereço: Rua Clara Rockenbach, s/n

Fone: (55) 3792 1646.
Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-feira
7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.